TREINAMENTO FUNCIONAL PARA CRIANÇAS E SUA RELAÇÃO COM ASPECTOS COGNITIVOS
Palavras-chave:
treinamento funcional, crianças, cognição, benefíciosResumo
Na atualidade os hábitos alimentares, o estilo de vida, o trabalho agitado, o ritmo estressante diário das pessoas, resulta na aceleração de vários tipos de problemas e doenças, tendo como uma das consequências o sedentarismo ou obesidade. Em decorrência de sua falta de exercício, as crianças da sociedade atual frequentemente têm problemas de peso e outros problemas de saúde, o que contribui para um nível degenerado de desigualdade na população adulta. Este estudo descreve-se como um estudo bibliográfico com o objetivo de demonstrar os benefícios do treinamento funcional em crianças e sua relação com aspectos cognitivos. Foram pesquisados (n°. de 20 pesquisas), sendo artigos científicos e bibliografia específica na língua portuguesa disponíveis na biblioteca virtual do Google Acadêmico e Scielo artigos acadêmicos. Este estudo bibliográfico visa especificar o que significa "Treinamento Funcional" como proposta de saúde e bem-estar para crianças que lutam contra o sedentarismo, obesidade e que desejam adquirir os benefícios que o exercício promove, principalmente para aspectos que envolve habilidades e desenvolvimento, estes que estão ligados a cognição. A melhor maneira de incentivar as crianças hoje é proporcionar-lhes atividades agradáveis nas quais possam se envolver para melhorar sua saúde. Justifica-se que seja possível explorar uma variedade de habilidades, com foco no desenvolvimento da coordenação, equilíbrio, agilidade, resistência, mobilidade articular e, principalmente, gasto energético.