Programa de saúde na escola sob a perspectiva do docente organizador das ações de educação em saúde.

Autores

Palavras-chave:

Programa de saúde na escola, Direito sexual e reprodutivo, Educação em Saúde

Resumo

 Introdução: Estudos mostram que, quanto mais informados os jovens estão sobre sua saúde sexual, maior é a probabilidade de adotarem comportamentos preventivos e responsáveis. A promoção da saúde no ambiente escolar é um componente essencial para o desenvolvimento integral dos jovens, especialmente no que tange à educação sobre direitos sexuais e reprodutivos. Método:  estudo de relato de experiência descritivo, sobre a perspectiva da organização das ações  cujo método envolveu a organização de palestras dentro do Programa Saúde na Escola (PSE) com alunos de enfermagem. Resultados: Os estudantes das escolas municipais demonstraram grande interesse nos temas abordados, principalmente devido à relevância do assunto para sua faixa etária. Ao longo das palestras, houve alta participação, com os alunos tirando dúvidas sobre métodos contraceptivos, formas de prevenção das ISTs, e as consequências de uma gravidez na adolescência. Professores capacitados conseguem fazer a ponte entre os conteúdos de saúde e os currículos escolares, permitindo uma integração mais eficaz dos temas abordados nas palestras com os conteúdos pedagógicos já trabalhados em sala de aula. Conclusão: Professores capacitados conseguem fazer a ponte entre os conteúdos de saúde e os currículos escolares, permitindo uma integração mais eficaz dos temas abordados nas palestras com os conteúdos pedagógicos já trabalhados em sala de aula. Com isso, as palestras deixam de ser eventos isolados e se tornam parte do aprendizado contínuo dos alunos, aumentando o impacto educacional.

Biografia do Autor

Maria Milaneide Lima Viana, UNICIR-FACULDADE DO CARIRI PARAIBANO

Mestre em enfermagem pelo PPGENF-UFPB
UFPB Universidade Federal da Paraíba
João Pessoa, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2024-11-27

Como Citar

Viana, M. M. L. (2024). Programa de saúde na escola sob a perspectiva do docente organizador das ações de educação em saúde. DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: EDUCAÇÃO, SAÚDE E DIREITO , 2(2). Recuperado de https://revista.unicir.edu.br/index.php/unicir/article/view/17

Edição

Seção

Artigos