EDUCAÇÃO LÚDICA, DINÂMICA: UMA BREVE DISCUSSÃO

Autores

  • SILVANY LOPES DE SOUZA SANTOS
  • BRUNO FREITAS SANTOS
  • HEVELIN INAVLIS DE SOUZA FREITAS

Palavras-chave:

Educação, Lúdico, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem teórico prática sobre a ludicidade no contexto escolar, tem como objetivo geral: compreender a importância do lúdico. Portanto, foi realizado um estudo de caráter qualitativo no qual se pensou na necessidade de aprender com maior sentido e significado. O uso das atividades lúdicas, ativas e dinâmicas nas vivencias e experiencias da sala de aula, do qual  cria e favorecer novas aprendizagens. O objetivo  central do artigo é estudar a relevância da educação lúdica como instrumento pedagógico, que será ponte de conexão para o êxito educacional. Tendo como   metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de autores que discutem e defendem a temática como objeto de estudos. Os principais resultados do estudo, é a inserção de uma metodologia diversificada, no que tange à ludicidade, os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança serão cada vez mais aprimorados, efetivando-se a construção de novos  conhecimentos . Ao concluir esse estudo, chegamos a resultados que comprovam que as atividades lúdicas, dinâmicas e ativas é  um fator positivo na construção do conhecimento das crianças, pois desenvolve a criatividade, a curiosidade e a imaginação, e a percepção de mundo além das inúmeras contribuições  para a formação nos aspectos sociais, afetivos, físicos e mentais.

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

SANTOS, S. L. D. S., SANTOS, B. F., & FREITAS, H. I. D. S. (2024). EDUCAÇÃO LÚDICA, DINÂMICA: UMA BREVE DISCUSSÃO. DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: EDUCAÇÃO, SAÚDE E DIREITO , 2(2), e16. Recuperado de https://revista.unicir.edu.br/index.php/unicir/article/view/16

Edição

Seção

Artigos